A importância da manutenção em impressoras de grande formato

Veja os diferentes tipos de manutenção e como realizar uma manutenção adequada em sua impressora.


A manutenção em impressoras de grande formato é essencial para conservar a vida útil do equipamento e reduzir custos. No Brasil, muitas pessoas têm o conceito errado de que a manutenção só é necessária quando a impressora quebra, o que pode resultar em desperdício de dinheiro e tempo.
Siga a leitura e veja dicas sobre qual tipo de manutenção é o mais adequado para evitar problemas nos seus equipamentos!

Tipos de manutenção


No geral, existem três tipos de manutenção: preditiva, preventiva e corretiva. No entanto, a maioria das pessoas no Brasil só está familiarizada com a manutenção corretiva.
A manutenção corretiva é realizada somente quando a impressora já está quebrada ou apresentando problemas, o que pode resultar em perda de dinheiro, tempo e até mesmo no uso de peças mais caras para consertar o equipamento. É um processo que pode causar muitos prejuízos, especialmente quando não existem outras máquinas com a mesma função no local ou a impressora quebrada é específica para determinada função.
A manutenção preventiva é um passo além da corretiva. Nela, você analisa o equipamento regularmente e substitui peças antes que elas apresentem falhas. É uma abordagem proativa que pode reduzir significativamente as chances de problemas, além de diminuir o custo das manutenções.
Já a manutenção preditiva é a mais importante e a menos conhecida no Brasil. Ela envolve a substituição de componentes do equipamento com base no tempo de uso. Por exemplo, em uma impressora de grande formato, a correia que movimenta o carro de impressão tem uma vida útil média de dois anos. Mesmo que a correia esteja aparentemente em bom estado, é recomendado substituí-la após esse período. Fazendo isso, você evita que outros componentes sejam danificados e reduz o risco de prejuízos financeiros.

Vantagens da manutenção preditiva


A manutenção preditiva traz várias vantagens para quem lida com impressoras de grande formato, como por exemplo:

Prolonga a vida útil do equipamento;
Reduz o tempo de máquina parada;
Evita a ocorrência de problemas;
Diminui os custos com manutenções corretivas;
Economiza dinheiro a longo prazo;
Permite o planejamento antecipado de investimentos.

É importante ressaltar que a manutenção preditiva não deve ser vista como um custo, mas sim como um investimento. Ao realizar a troca de peças de acordo com as recomendações do fabricante, você evita prejuízos maiores no futuro. Muitas vezes, é possível substituir peças mais baratas para evitar danos a componentes mais caros.
A manutenção preditiva em impressoras de grande formato é essencial para conservar a vida útil do equipamento e reduzir custos. É importante entender que a manutenção corretiva não é a única opção e que a manutenção preditiva pode trazer grandes benefícios. Ao realizar uma manutenção regular e substituir peças de acordo com as recomendações do fabricante, você evita problemas futuros e economiza dinheiro a longo prazo.

A AKAD te ajuda na manutenção do seu equipamento!


Caso você esteja em busca de assistência para a manutenção de sua impressora de grande formato, entre em contato com o departamento de peças da AKAD. Se você tem um equipamento da AKAD, pode ser realizada uma vistoria e diagnóstico do seu equipamento, garantindo que você não perca dinheiro com manutenções desnecessárias. Lembre-se, a manutenção bem feita não é um custo, mas sim um investimento que se tornará lucro.

por Akad

- 3774 visualizações

    Confira mais publicações: